sexta-feira, 22 de abril de 2011

Novelas e vida real são a mesma coisa?

Novelas o que dizer dela? Não sei a sua opinião sobre, mas na opinião geral a vida as vezes se assemelha à uma novela, em minha e humilde opinião as novelas são representações da vida com um adicionado toque de otimismo, afinal as coisas terão sempre que acabar bem.
Os mocinhos nunca morrem, se casam, são felizes, o bem vence o mal. O mal esse é um ponto de vista interessante a se discutir, pois desconsiderando o apelo da mídia, em geral o mal é tudo aquilo que prejudicam os mocinhos. 
Os mocinhos tem que ter nas novelas, como o foco, os coadjuvantes são aqueles que de certa forma estão encadeados com a estória do mocinho sendo eles de grande ou pequena importância nas contribuições dos mais importantes membros dessa estória. E tem claro os figurantes, ah esses são os complementos vivos do cenários, sem mais definições pra eles.
Se as novelas de certa forma são representações da vida real, quem serão então os mocinhos, os vilões, os coadjuvantes e os figurantes nessa vida real?

Tome você como o mocinho de sua estória, note que digo de SUA estória, sim pois você é mais importante na sua estória que outra pessoa. É você a pessoa que sofre e chora; que é feliz e se realiza; que sente as sensações e os sentimentos, sendo eles bons ou ruins; é você quem tem finais felizes ou até mesmo trágicos. 

Na sua estória existem coadjuvantes, que ajudam a escrever sua estória e estão de certa forma relacionados com sua vida. Esses podem ser: amigos, parentes, colegas de trabalho ou alguém que você conheceu na rua por acaso. Os vilões estão aqui também listados, pois ninguém que não te conhece vai fazer algo que te prejudique.
Agora os figurantes, onde estão os figurantes na sua vida? Você já foi quantas vezes no cinema, no shopping, andou na rua, foi num estádio? Quantas coisas você já fez que envolviam outras pessoas, mas não as conheciam? Os figurantes estão mais presentes na nossa vida que os coadjuvantes, eles são o "resto" que estão em maior número. 

Mas se você é o mocinho de sua estória e esse VOCÊ engloba muitas pessoas considerando si mesmas, isso significa que existem vários mocinhos, e vários coadjuvantes, vilões e figurantes pra vários mocinhos. Digo que você sendo mocinho de sua estória, é ainda o coadjuvante, o vilão e o figurante da estória de muitos outros mocinhos.

E a pergunta que fica é qual será então a verdade e a maldade num contexto geral? Simplesmente não existe contexto geral. É você e sua estória e outros e a estória deles. A verdade e a maldade é um ponto de vista e diante disso é necessário respeitar a opinião alheia. 
Concluindo poderia citar que ressaltando essa diferença você devia parar de se preocupar com a vida do outro deixando de lado as fofoca e os preconceitos. Mas isso ainda entra em uma questão de ponto de vista diferente. Portanto apenas tente respeitar, pois da mesma forma que você não gosta da novela de alguém há quem não goste da sua.

Um comentário:

  1. A novela da TV tem seus vilões representados por más intenções: ganânci, vingança ou até mesmo inveja. O que difere a vida real das novelas é só o fato de estar bem distribuído. Na vida real todos temos um pouco de mocinho e um pouco de vilão.

    ResponderExcluir